Núcleo de Medicina Ocular

Subespecialidades


É grande o número de doenças que podem acometer a visão, afinal, a estrutura do olho humano é extremamente complexa. Por isso a Oftalmologia abriga hoje diversas subespecialidades, a fim de tratar de cada caso da melhor maneira possível.

Córnea e doenças externas

É a subespecialidade que trata dos problemas relacionados à parte anterior do globo ocular, incluindo ao córnea (parte transparente), a conjuntiva (fina camada vascularizada que recobre a esclera) e a esclera (camada fibrosa e branca).

Glaucoma

O glaucoma é uma doença complexa, por isso a necessidade de uma subespecialidade para cuidar exclusivamente desses casos. Ela atinge o nervo óptico, dificultando a drenagem do humor aquoso e provocando o aumento da pressão intraocular. O glaucoma é assintomático nos estágios iniciais e é comum que o primeiro sinal seja a perda da visão periférica, no entanto, isso só acontece em uma fase mais avançada. A doença pode causar cegueira irreversível quando não tratada ou quando o tratamento é realizado de maneira inadequada.

Neuroftalmologia

O sistema visual começa na retina e percorre as estruturas nervosas até o cérebro, local em que se processa a elaboração do fenômeno visual. Neuroftalmologia é a subespecialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento dos problemas visuais de origem neurológica.

Plástica Ocular

É uma subespecialidade da oftalmologia que trata das deformidades e anormalidades relacionadas às pálpebras, ao sistema lacrimal, à órbita ( cavidade óssea que circunda o olho) e às áreas da face anexas aos olhos. Contempla o tratamento de problemas funcionais e estéticos.

Retina

É a subespecialidade que se ocupa dos problemas relacionados à retina, como a retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), descolamento da retina, entre outros. É nela que mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos nervosos, conduzidos ao cérebro através do nervo óptico, formando as imagens. Dessa forma, é possível afirmar que a retina é a parte do olho responsável pelo sentido da visão.

Oftalmopediatria

É a subespecialidade responsável pelos cuidados oftalmológicos na infância. É nesse período que a visão se desenvolve e, por isso, merece atenção, pois problemas oculares podem dificultar a plena evolução da criança, afinal, grande parte do aprendizado se dá por meio da visão. Além disso, se não forem tratados corretamente, podem deixar sequelas por toda vida.

Horário de funcionamento

Segunda à sexta: 7h às 19h / Sábados: 7h às 13h.


- Estacionamento privativo

- Google Maps (basta digitar Núcleo de Medicina Ocular)

- Encontre no Waze (basta digitar Núcleo de Medicina Ocular)

Endereço

Av. Eng. Euríco Viana, 217 - Alto da Glória, Goiânia - GO - CEP: 74815-725

(62) 3998-4400

Contato

Agradecemos pelo seu interesse em fazer contato conosco. Preencha o formulário e, em breve, entraremos em contato.